top of page

Quem sou eu?

Difícil dizer... no geral e como a maioria das pessoas se apresentam, meu nome é Rafaela, tenho 25 anos, sou fotografa profissional há 2 anos e maquiadora. Também sou professora do primeiro seguimento do ensino fundamental, mas não exerço a profissão e fiz faculdade de serviço social até o 4º ano. Sim, eu saí da faculdade para viver de fotografia. Uma loucura? É o que dizem, e talvez essa palavra loucura me defina mais do que o que eu já escrevi até agora haha

Como comecei a me interessar mais pela fotografia?

Sempre fui das artes e de humanas. Desde muito cedo, bem criancinha, desenhava, costurava, fazia trabalhos manuais, queria câmeras para filmar e fotografar, mas nunca fui incentivada a seguir em nenhuma dessas áreas. Fiz o curso de Normal médio, onde me formei professora, terminei e entrei na crise de todo adolescente: Qual faculdade fazer? Resolvi fazer serviço social na UFF.

Na faculdade aprendi e percebi que sou uma pessoa observadora e que adora ouvir histórias. A parte mais interessante dos estágios era sentar e ouvir o que as pessoas contavam. E elas contavam tudo, suas vidas me eram confessadas da maneira mais impessoal possível, mesmo que a minha função ali não fosse nada impessoal, muito pelo contrário. E ao mesmo tempo que fazia faculdade comecei a trabalhar como assistente num estúdio fotográfico do meu ex marido. Sim, casei cedo, me separei cedo. Coisas da vida. Uma longa história que posso contar sem problemas num café... Mas voltando a fotografia, eu cuidava da parte de produção, fazia maquiagem e ouvia os clientes. Aos poucos ele foi me ensinando a fotografar, fui aprendendo mais sobre a fotografia e aquilo que ela podia fazer e representar na vida das pessoas. Até que num belo dia, meu ex teve a ideia de fazer uma escola de fotografia, embarquei junto na aventura e construímos a escola e posso dizer que me formei na primeira turma. Um tempo depois. Depois de ter criado coragem resolvi que deveria me lançar como fotógrafa para o “mundo” e sou fotografa profissional desde então. Fui coordenadora da escola por um período de mais ou menos 1 anos.

 O mundo está entre “ ” porque resolvi me lançar como fotógrafa para cada pessoa que acreditasse, confiasse e entendesse meu trabalho, que é feito para os vários mundos existentes em cada um de nós. Como disse, gosto de ouvir histórias e todos nós temos nossas histórias, que fazem os nossos mundos serem só nossos, cheios de peculiaridades, coisas estranhas, belezas e tristezas, reviravoltas, mares de ressaca e de calmaria. E a fotografia me permite registrar o seu mundo, as vezes quem você é, as vezes como você está nesse momento, a sua beleza que é única.

Conhecer pessoas e suas histórias me motiva e me inspira a fotografar e ao fotografar posso contar as histórias a parti do meu olhar.

Acho que a princípio é isso que posso contar sobre mim. Agora para me conhecer melhor, fica para quando nos encontramos. Espero que seja para te fotografar e se não for que seja num café para compartilharmos nossos mundos e quem sabe mudá-los um pouquinho ou acrescentarmos algo a eles.

bottom of page